O SERVIÇO PÚBLICO E VOCÊ:

ASBADM

XXIII Encontro Brasileiro de Administração. O ENBRA é um evento itinerante. Ele percorre os vários Estados da Federação a cada dois anos, patrocinado pelo Sistema CFA/CRA’s.

O ENBRA é um evento itinerante. Ele percorre os vários Estados da Federação a cada dois anos, patrocinado pelo Sistema CFA/CRA’s.
O Ceará sediou em Agosto de 1984 o V ENBRA com a presença de 1.142 participantes inscritos.
Foram realizadas conferências e painéis temáticos com a participação de Governadores, Executivos, Ministros, Professores, Reitores de Universidades e Cientistas que militavam com destaque no cenário sócio econômico e político do País.
Algumas autoridades de renome presentes: o Governador do Ceará, Economista Luis de Gonzaga Fonseca Mota, Governador de Santa Catarina Adm. Espiridião Amin, Engº Cesar Cals Neto Prefeito de Fortaleza, Economista Celso Furtado Superintendente da SUDENE , Senador Albano Franco Presidente do CNI, Dr. Olavo Setúbal Presidente do Banco Itaú, Economista Bresser Pereira e Adm. Paulo Lustosa da Costa Ministro da Desburocratização (Governo Sarney), Adm.Tasso Ribeiro Jereissati, Adm. Guilherme Quintanilha de Almeida presidente do CFA, Professor e Adm. Belmiro Siqueira, dentre outros.
Hoje o Conselho Regional Administração do Ceará, se prepara para sediar o XXIII ENBRA – Encontro Brasileiro de Administração.
Definiu como tema central do seu projeto GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, por acreditar que estará promovendo a discussão de uma questão estratégica, que virá contribuir para o aumento de produtividade e qualidade nas Organizações públicas e privadas.

Por certo ensejará aos participantes a descoberta de oportunidades ocultas, porém presentes em todos os ambientes, em especial nos países emergentes.

O momento será oportuno para promover uma alentada discussão sobre um tema internacionalmente presente em todos os fóruns de gestão e negócios do mundo.

Algumas questões se fazem presentes. Devem ser mantidos produtos importantes pelo que hoje eles contribuem, ou desenvolver outros que possam trazer melhores resultados no futuro?

Por certo a discussão passará pelos dicotômicos conceitos de Eficiência x Eficácia para a decisão mais adequada.

Assistiremos a discussão sobre o papel dos gestores e colaboradores neste espaço, por serem eles responsáveis pela criação das regras para o atingimento das metas, para implantação dos novos processos de inovação tecnológica. Hoje estes temas são vistos através de lentes de refração consequentes das experiências acumuladas, por gerarem resistências à implantação das mudanças esperadas.

Tudo isto se acha contido na grade do evento, definido como:

  • A equação ciência, tecnologia, educação e gestão como eixo estruturante do crescimento da empresa e da administração pública nacionais.
  • As discussões serão realizadas através conferências e talk shows, envolvendo conceituados especialistas nacionais e internacionais que apresentarão suas versões, em contraponto aos antigos padrões de produção, comercialização e prestação de serviços, que estão submetidos a elevado nível de exaustão.
  • O mundo cobra novas formas tecnológicas de operação, formas estas que possam gerar dinamismo e modernidade aos empreendimentos públicos e privados nacionais.
  • Torna-se cada vez mais fácil perceber que, a diferença entre as economias das nações ricas e emergentes está, gradativamente, se estreitando.
  • E tal acontece graças à dinâmica da inovação tecnológica, que assume presença decisiva em todos os segmentos da atividade humana e tem sido responsável pelas mudanças dos paradigmas de Gestão Corporativa vigentes.
  • Também é fato que, esta tendência, não mais atravessará o mundo numa única direção, saindo dos centros tecnológicos mais adiantados para os países em desenvolvimento.
  • O crescimento da inovação nas economias mundiais é explosivo e todos estão aprendendo e aplicando “truques novos” para mante seus níveis de sustentabilidade.
  • Fica patente assim, que os países emergentes podem receber e validar estas inovações, transformando-as em oportunidades que gerem empregos mais qualificados, novas formas de organização para melhor atender às exigências da comunidade e mercados consumidores onde atuarem, clássicas posições da Gestão Corporativa.
  • As mudanças com o advento da inovação podem ser facilmente implementadas, bastando que sejam identificadas e ignoradas algumas regras, ideias e crenças “antigas”, passando-se a implementar novas culturas de desenvolvimento, indo “Muito Além do Óbvio”.
  • O lógico é a inovação ajudar a definir posicionamentos operacionais, mercadológicos e de serviços novos, substituindo as posturas tradicionais, pelas de modernidade.
  • Uma oportunidade ímpar, para refletirmos mais sobre como dobrar as resistências paradigmáticas em relação ao padrão de excelência do que deve ser ofertado à Sociedade.
  • No evento que o CRA-CE propõe realizar, o tema Gestão da Inovação Tecnológica vai além do ambiente do mundo corporativo, migrando para uma questão muito regional que fala da Seca no Semi Árido do Nordeste do País e da qualidade da atual Gestão Pública que é praticada com vistas a redução de suas danosas consequências para a população nordestina.
  • Neste caso, nos parece que as autoridades públicas esqueceram-se de se debruçarem sobre estes problemas, há muito conhecidos. Falta aos responsáveis a capacidade para melhor definirem uma proposta de visão estratégica – de longo prazo – e a construção de uma modelagem moderna de Gestão, para o enfrentamento de tão grave fenômeno.
  • Inovar neste segmento é uma questão imperativa, que será tecnicamente debatida por especialistas, com sólida bagagem de conhecimentos pertinentes.
  • Ao final do Evento, será editada a “Carta de Fortaleza”, que se propõe a ser o documento que consolida a síntese do pensamento de todos os Administradores e de outros profissionais presentes e adjacentes ao XXIII ENBRA, formalizando assim, uma valiosa contribuição e ao mesmo tempo um firme compromisso do Sistema CFA/CRA’s, com vistas a superação dos obstáculos e desafios ainda existentes, para a efetiva implementação da Inovação no Brasil.
  • Deve sintetizar a preocupação e propostas dos presentes, em fazer com que a INOVAÇÃO TECNOLÓGICA possa ser absorvida e posta em prática, em todos os segmentos da sociedade, especialmente nas Organizações que operam no mercado e no setor público, áreas de atuação habitual dos profissionais de Administração.

Confira a Programação do ENBRA 2014

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADES

1º Dia
Terça Feira
28/10/2014

19:00 – 20:30

- Abertura Oficial

-  Solenidade de Abertura do Evento com a presença de autoridades locais e nacionais.

20:35

-  Coquetel e Recepção aos Convidados e Congressistas.

2º dia
Quarta feira 29/10/2014

08:30 – 10:00

-  Painel 1: “Gestão do Conhecimento e Inovação. Como gerir o conhecimento para inovar e liberar a Criatividade.

10:05 – 10:25

Coffee Break

10:30 – 12:00

-  Painel 2: “Gestão da Complexidade: Estratégia s para prever o imprevisível, controlar redes e prosperar em um mundo complexo

12:05 – 13:55

-  Intervalo para almoço

14:00 – 15:30

-  Painel 3: Como Criar uma Cultura voltada para a Inovação e como libera-la

15:35 – 15:55

Coffee Break

16:00 – 18:10

-  Painel 4: Estratégias Sustentáveis para a Inovação, Crescimento e Lucratividade

3º dia
Quinta feira
30/10/2014

08:30 – 10:00

-  Painel 5: Os Dois Lados da Inovação Tecnológica: como proteger o emprego e renda e os valores morais e éticos

 10:05 – 10:25

Coffee Break

 10:30 – 12:00

-  Painel 6: A Inovação em um Mundo Ligado por Redes: como colaborar com os clientes para inovar.

12:05 – 13:55 

-  Intervalo para almoço

 14:00 – 15:30

-  Painel 7: Antecipando Transformações

15:35 – 15:55 

Coffee Break

16:00 – 18:10 

-  Painel 8: Empresa Adaptável

4º dia
Sexta feira
31/10/2014

08:30 – 10:00

-  Painel 9: Seca 1: O problema que insiste. Em busca de uma solução

10:05 – 10:25

Coffee Break

10:30 – 12:00

-  Painel 10: Ciência, Tecnologia e Inovação: como mudar de rumo e de ideia

12:05 – 13:55

-  Intervalo para almoço

14:00 – 15:30

-  Painel 11: Seca II: Qual a modelagem organizacional e gerencial requerida para amenizar ou solucionar o problema

15:35 – 15:55

- Coffee Break

16:00 – 17:30

-  Painel 12: Gestão Corporativa Pública: Quais são os valores que influenciam fortemente o desenvolvimento e a modernidade da Gestão Pública

17:35

-  Apresentação: Carta Fortaleza

18:00

- Encerramento

 

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.

** O Evento terá um total de 26 horas.

Acesse: http://www.euvouproenbra.com.br/